Programação TV Século 21
 

Você já comeu o risoto de banana e queijo? Hum... não sabe o que está perdendo!

A dica do Celso Marcondes pra essa terça- feira é mais que especial. Acompanhe o passo a passo na íntegra no programa do dia 04.07 no TV Claret Play.

04/07/2017 13:58

RISOTO DE BANANA E MEIA CURA

Ingredientes

1 caneca de arroz carnaroli ou arborio

2 litros de caldo de legumes

3 colheres de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 cebola pequena picada

Alho picado a gosto

1 xícara de queijo meia cura ralado

02 bananas verdes grandes tipo Prata ou da Terra cortadas em pequenos cubos

Páprica suave ou doce

01 limão

Modo de fazer Arroz

Em uma panela, aqueça o caldo e deixe sempre quente em fogo baixo. Em outra panela de fundo grosso, coloque a cebola, o azeite e 02 colheres de manteiga. Deixe dourar a cebola e coloque alho a gosto. Refogue.

Em seguida coloque todo o arroz e mexa até ficar brilhante. Em seguida comece a colocar o caldo (sempre quente) com uma concha, e sempre mexendo o arroz (batendo mesmo). Sempre que o arroz absorver o caldo, coloque mais uma ou duas conchas, mexa um pouco e continue batendo.

O ponto do arroz se dará de 15 a 20 minutos, onde o grão deverá estar “aldente” (vá provando o arroz até sentir o ponto exato). Junte uma última concha de caldo, bata mais um pouco e desligue o fogo. O risoto tem que ficar úmido e cremoso.

Dica: Nesse momento, já esquente uma frigideira grande com 02 colheres de manteiga, para dourar a banana.

Adicione 02 colheres de manteiga, e bata. Agregue o queijo (reserve um pouco para decorar os pratos) e misture bem até derreter e o risoto adquirir uma consistência bem cremosa. Corrija o sal se necessário. Tampe a panela e aguarde 4 minutos para servir.

Modo de fazer Banana

Assim que a manteiga derreter, coloque as bananas em cubos, e mexa bem. Aguarde um pouco e coloque o suco de ½ limão (ou 01 se pequeno).Mexa mais um pouco e polvilhe a Páprica generosamente em toda a banana. Mexa bem para incorporar em tudo, e deixar aquela cor dourada avermelhada na banana.

Deixe fritar bem de um lado. Mexa de novo e deixe fritar mais um pouco. Repita esse processo, até a banana adquirir uma cor bem dourada e com aparência de crocante. Experimente para ver o ponto. Tem que ficar crocante por fora e bem macia por dentro. Aproximadamente 5 minutos.

Montagem

Em um prato fundo coloque uma concha de risoto, banana a gosto (diretamente da frigideira), em cima do risoto, e polvilhe com o queijo meia cura.

 

Bom apetite !

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "